quarta-feira, 7 de novembro de 2012


                          Estruturas Geológicas



Escudos Cristalinos: Abrange aproximadamente 36% de toda superfície Brasileira, são áreas cujo superfície constituiu-se no período Pré- Cambriano).Nas regiões que se forma o éon arqueano(ocupa aproximadamente 32% do pais),existem diversos tipos de rocha com destaque para o Granito.Em terrenos formados no énon Proterozoico são encontrados rochas metamórficas, onde se formam minérios como ferro e Manganês.

 Bacias Sedimentares: È Uma estrutura geológica de formação mais recente, que abrange cerca de    58% do pais. Em regiões onde o terreno se formou na era Paleozoica existem jazidas carboníferas. Em terrenos formados na era Mesozoica onde existem jazidas petrolíferas. Em áreas da era Cenozoica ocorre um intenso processo de sedimentação que correspondem as planícies.

 Terrenos Vulcânicos: Esse tipo de terreno ocupa somente 8% de todo território Brasileiro, issoocorre porque è muito rara.Tais terrenos foram submetidos a derrames Vulcânicos,as larvas deram origem as rochas como o Basalto e o Diabásio, o primeiro é responsável pelas terras mais férteis do Brasil as “Terras Roxas”.

       Um Breve histórico da Eletricidade no Brasil:

1881Começo da Utilização da eletricidade(Instalação do primeiro sistema publico de iluminação do pais).
1883Início do funcionamento da primeira Usina Hidrelétrica do pais (Diamantina MG).
1889Primeira grande companhia elétrica (Light) a explorar  energia elétrica no Brasil.
Século XXCriação da primeira Hidrelétrica no Nordeste pelo empresário Delmiro Gouveia utilizando a cachoeira de Paulo Afonso,localizada no Rio São Francisco.
19945Criação da Companhia Nacional Hidrelétrica do rio São Francisco.
1950A deficiência da região mais industrializada do pais (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), motivou a Criação da hidrelétrica de Furnas (Rio Grande MG).
1962Criação da Empresa Estatal Eletrobrás.
Década de 1960Surgimento da Companhia Energética de São Paulo S.A(Cesp), que pôs em pratica a criação de novas usinas.
Fim da Década de 1970Foi construída pelos governos de Brasil e Paraguai a Usina de Itaipu.
Década  de 1990O Governo privatizou a maioria das empresas energéticas do pais,sob a fiscalização da agencia nacional de energia elétrica.
        2001Grande Crise no fornecimento de energia Elétrica.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012


BIOCOMBUSTÍVEIS


Os Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. São fabricados a partir de vegetais tais como : milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu entre outros.O Lixo orgânico pode ser usado para a fabricação de biocombustíveis.Os biocombustíveis podem ser usados em carros,motos e outros de forma integral ou misturado com algum combustível fóssil.

Eles são uma boa alternativa pois diminuem as taxas de poluição jogadas no ar alem de ser uma fonte renovável,porém, também tem seu lado ruim que é a diminuição de alimentos no mundo, pois em busca de um maior lucro os trabalhadores visam mais produzir milho,cana -de - açúcar e soja para que seja feito o biocombustível.

Os principais Biocombustíveis são: Etanol (produzido da cana- de- Açúcar e do Milho), biogás(produzido a partir da biomassa) , bioetanol, biodiesel e Outros.


ENERGIA EÓLICA


A energia eólica é aquela gerada pelo vento,desde a antiguidade esse tipo de energia é utilizada pelo homem,principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada como uma boa fonte de energia por se tratar de uma energia que é limpa.

Ela é gerada por grandes turbinas em formato de cata-vento, que são colocados em locais abertos e com grande quantidade de vento, o movimento dessas turbinas forma a energia elétrica.

Atualmente apenas 1%  dessa energia é utilizada em todo o Mundo. Porém o potencial para exploração é grande. Nos dias de hoje a capacidade eólica mundial é de 238,4 GW.


ENERGIA NUCLEAR


A Energia Nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio aquecido,Liberando uma grande quantidade de Energia.A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo.A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.

Os Primeiros resultados da divisão dos átomos pesados como o urânio e o plutônio foram obtidos em 1938. A Principio a Energia liberada pela fissão nuclear foi utilizada para objetivos militares.Posteriormente os estudos aumentaram e esta energia foi transformada em energia Elétrica.

Atualmente os EUA lideram a produção de energia nuclear, porém os países mais dependentes desse tipo de energia è a França, Suécia, Finlândia e Bélgica . Na frança cerca de 80% de toda sua energia vem de centrais atômicas.

Esse tipo de energia gera muitas reprovações  pela falta de segurança, a destinação do lixo atômico, e a probabilidade de acontecerem alguns acidentes em Usinas.
No final da década de 1960 o governo Brasileiro começou a desenvolver o programa nuclear  Brasileiro. O pais passou a investir na energia nuclear,assim foi implantada a central nuclear Almirante Álvaro  Alberto, constituída por 3 unidades (Angra 1, angra 2 e Angra 

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS


Combustíveis Fósseis são substâncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono.são originados pela decomposição de matéria orgânica, processo que leva milhões de anos, por isso são considerados recursos minerais não renováveis.Os Combustíveis mais conhecidos são: Petróleo, Gás Natural, Carvão Mineral e O Petróleo da camada pré sal.A queima desses combustíveis gera energia para movimentar maquinas, motores de veículos e até mesmo gerar energia elétrica.
-Petróleo:
Existem vários derivados do petróleo como por exemplo alguns fertilizantes ,Roupas, Garrafas, Canetas e os plásticos.Nas refinarias, o petróleo è aquecido e dá origem a produtos como a Gasolina,o Gasóleo, Combustíveis de Avião e óleo.

-Gás Natural:
O gás natural è mais leve do que o ar, e è constituído por metano.O gás é muito inflamável e se encontra em reservatórios subterrâneos próximo aos reservatórios do Petróleo.Esse gás não tem odor e não pode ser visto, por isso antes é colocado em grandes reservatórios e misturado com substancias químicas que lhe conferem odor quando vazam.O Gás Pode ser conduzido até casas e também pode ser usado como fonte de energia elétrica.
-Carvão Mineral:
Ele è um dos combustíveis Fosseis, è encontrado em jazidas no sub solo e é extraído pelo sistema de Mineração.O carvão é composto por: oxigênio, hidrogênio,cinzas e enxofre.Começou a ser utilizado em larga escola durante a revolução industrial, Nessa época era usado para gerar energia nas maquinas.Hoje também o Carvão mineral é usado para a geração de energia.
- Petróleo da Camada do Pré Sal:
O Petróleo que está abaixo da camada do pré sal está mais ou menos a 7 mil metros abaixo do solo,Para se descobrir esse tipo de Petróleo foi necessária vários anos de pesquisas. Esse tipo de petróleo nos trará mais energia e mais derivados do petróleo, já ele também é um combustível fóssil que gera energia.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Alimentos Trangênicos


Quando falamos de alimentos transgênicos estamos citando alguns de tipos de alimentos que sofreram algumas mudanças em laboratórios para  que posam ficar mais enriquecidos com alguns nutrientes que são essenciais para nossa Saúde.A engenharia genética tem o papel de mudar os genes dos alimentos e fazer conforme a necessidade do Consumidor.
Não só o Brasil utiliza esses tipos de alimentos, mas também outros países os ultilizam. O que è o caso dos EUA Que já foi legalizado  vários tipos de Tomate, Soja, Algodão, Milho e etc..
Os genes de alguns alimentos são alterados para que possam resistir a algumas pragas e Vírus, assim  a safra se torna mais produtiva e mais saborosa.

Pontos Favoráveis:
- Os alimentos podem ser enriquecidos com componentes nutricionais essenciais.
- Os alimentos podem prevenir, evitar e reduzir os riscos de doenças.
- A Planta pode resistir ao ataque de insetos, seca ou geadas.
- Aumento da produtividade agrícola.
 Pontos Negativos:
- O lugar que o gene è inserido não pode ser completamente controlado, podendo assim causar resultados inesperados.
- Os genes são transferidos entre espécies que não se relacionam, pois a engenharia genética não respeita os limites da natureza.
- Os alimentos transgênicos podem causar alergias.
- A uniformidade genética leva a uma maior vulnerabili

                    Pecuária : Extensiva e Intensiva.

Nessa classificação há preocupação em relação ao tamanho da propriedade ou da área em cultivo ou de criação, no caso da pecuária tambem è importante  a análise acerca do grau de investimento na produção e de tecnologia empregado no cultivo ou na criação, assim como o índice de produtividade. 

Todas as propriedades rurais desenvolvem  suas atividades vinculadas ao uso de tecnologias (biotecnologia, insumos, fertilizantes, máquinas, implementos, técnicas entre outros), diante disso há uma grande aplicação de técnicas no preparo do solo, cultivo e colheita que resulta em altos índices de produtividade e atingem essas em pequenas áreas cultivadas, além de alcançar um tempo maior de exploração do solo, essas características estão ligadas à agricultura intensiva.
-Pecuária Extensiva:

 È aquela que não existe tecnologia, geralmente se trata de uma pecuária familiar onde a alimentação dos animais è feita manualmente,os animais são criados em meio de grandes pastos mas os níveis de produtividade são baixos.

- Pecuária Intensiva:

Nesta pecuária os números de produtividade è mais alto pois os animais são criados com critérios mais rigorosos.O Uso de Tecnologia è feito de forma que os animais “vivem de acordo com as Tecnologias”, Fazendo com que os animais vivam as vezes sem quaisquer contato com o meio Natural.


Agropecuária No Brasil - Principais Produtos Agrícolas.

A atividade Agropecuária  pode até não ser a mais importante no Brasil, Mas è uma das que geram mais lucros no Mercado exterior, pois toda sua produção è mandada para vários setores que integram a economia.
A  Produção tem como objetivo distribuir grãos ,frutos, ovos, leite, carne para o mercado interno e Externo.O Clima foi bastante favorável para o cultivo de vegetais ,frutas e para a criação de animais.O Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo na produção de café, cana-de-açúcar e bovinos, alem do segundo lugar na produção da soja, suínos e equinos.
         PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS:

- Café:
  O Café antes era considerado uma planta ornamental, mas se tornou uma economia muito importante quando chegou a São Paulo,Rapidamente o café encontrou condições favoráveis para  seu desenvolvimento como o Clima , o Relevo e o Solo Fertil.
-Cana- de- Açúcar:
A Cana-de-açucar chegou ao território Brasileiro trazida pelos portugueses, inicialmente ela era cultivada no litoral mas com o passar do tempo sua área de cultivo foi aumentada.O Brasil è considerado o maior produtor de Cana- De- Açúcar  e exporta para os EUA, Rússia e Europa.
-Soja:
A Soja è um novo produto na economia Brasileira, mas tem sido muito bem exportada para outros países.No Brasil o cultivo è feito principalmente nas Regiões Do sul.O Brasil è o segundo maior produtor de soja do mundo, só fica abaixo dos EUA.
-Milho:
O Milho è muito conhecido por diversos países e etnias, ele è cultivado por todo território nacional, mas principalmente no Paraná. O Brasil è o terceiro maior produtor de milho, ficando abaixo apenas dos EUA e Da china.


Concentração Fundiária e Conflitos no Campo.

No Brasil foi utilizada um sistema de plantation que se estendia a grandes propriedades de Terras onde eram cultivados alimentos para a exportação e onde era utilizada a mão de obra dos negros, isso acarretou um grande processo latifundiário onde houve uma grande formação de latifúndios e pessoas que não tem sua própria terra.
Com o avanço das grandes tecnologias aconteceu uma intensa concentração de terras onde os trabalhadores eram quase que obrigados a se deslocar dos campos para a Cidade.O Brasil tem cerca de 40% de terras sendo usadas para o cultivo e de criação de Animais.
-Estrutura Fundiária:

A estrutura fundiária no Brasil esta desorganizada e a causa dessa desorganização è a concentração de renda que ainda existe, essa concentração de renda faz com que alguns fazendeiros fiquem com a maior parte das terras para eles mesmo que as mesmas não sejam nem ultilizadas.
 - A Reforma Agrária:

Essa reforma não consiste somente na distribuição de terras, mas também no apoio a pequenos produtores rurais,Os trabalhadores precisam de Ferramentas, sementes e dinheiro para a instalação de suas propriedades.Porem o custo dessa reforma não esta apenas restrito ao pagamento das terras desapropriadas,mas depende de um apoio ao pequeno proprietário.
-MST:

Os problemas relacionados aos campos brasileiros podem ser vistos no dia a dia quando observamos as brigas entre fazendeiros e posseiros, e o Grupo MST Que fazem passeatas exigindo alguma melhoria da parte dos governantes.Os integrantes do MST São pessoas que não tem quase nem uma renda, então buscam auxilio do governo para pelo menos ter alguma terra.Existem muitos assentamentos de pessoas do MST Mas quase nada è feito para reagir contra essa realidade.




Domínios Morfoclimáticos
 Os Domínios  Morfoclimáticos è a junção do Clima, Vegetação, Relevo, Hidrografia e Outros Mais, Formando Assim Os Domínios Com suas diversas características.
No Brasil de acordo com o Geógrafo Aziz  Ab’Saber Existem 6 tipos de Domínios, que são eles:


-Domínio Amazônico:
È Localizado no Norte do Brasil contendo terras baixas e grande processo de sedimentação.Sua área è de 5 milhões de km,Esse domínio tem uma grande importância fluvial,o desenvolvimento dessa região veio com a produção do látex,a vegetação è a mata de iaipó e de Várzea.Espécies como Castanha do Para,Seringueira,mogno e outros são encontrados além da diversidade de animais.
-Domínio dos Cerrados:
Esse Domínio se encontra no Centro do Brasil, nele existem muitas Chapadas que podem chegar a mais de 500m de altura,sua vegetação tem arvores herbáceas tortuosas um pouco secas. A composição do solo è deficiente em nutrientes e concentra muito alumínio.Esse domínio consiste em períodos de chuvas e de secas,Em seus solos predominam a cultura agropastoril e o cultivo da Soja.
-Domínio de Mares e Morros:
Esse Domínio se estende do sul até a Paraíba.Nesse Domínio è onde se citua as duas maiores cidades Brasileiras (Rio de Janeiro e São Paulo).A Vegetação è a Mata atlântica e em alguns lugares a Nativa.Seu Clima depende de sua Localização, podendo ser Tropical, Tropical de altitude e Subtropical.Suas Chuvas Podem Chegar de 1.100 a 1.800 a/a 5.000 mm.
-Domínio da Caatinga:
Situado no Nordeste Brasileiro Abrange Grande Parte Das Cidades Do Nordeste, è Caracterizado principalmente pelo seu clima seco .Com Cerca de8.500.000 de área de extensão.Seu solo tem muitas pedras ,Os rios existentes são mínimos e sua vegetação è composta por xique- xique, Mandacaru e Outros.A sua diversidade encontra-se pouco devastada por causa da pouca intervenção do Homem.
-Domínio das Araucárias:
Encontra desde o sul paulista até o norte gaucho,com uma área de 400.00 km.Sua vegetação consiste no Pinheiro do Parana,Nas araucárias também encontra-se planaltos que vão de 500 m a 1.200 m.Seu solo è formado principalmente por latossolo e nesse domínio são desenvolvidas inúmeras atividades agrícolas.
-Domínio Das Pradarias:
È Situado no extremo sul Brasileiro,corresponde a uma extenção de80.000 Km,tem um pequeno povoamento mas tem um grande rebanho Agropastoril.È de clima quente e frio e seu solo è Paleossolo vermelho e Paleossolo Claro.A drenagem è perene com rios de grande Vazão.Esse domínio tem grandes reservas Biologicas.O seu relevo è Bastante Ondulado.

quarta-feira, 4 de julho de 2012


Cordel do Nordeste.

Meu tão grande nordeste
Gosto tanto de em ti viver,
És situado no agreste
Lugar onde tive orgulho de nascer,
Nasci, vivo e vou aqui eu morrer
Pois tenho isso como meu dever.

Antes era um lugar pouco lembrado
Poucos rios e riachos
Um lugar bem maltratado,
Mas com o tempo fomos lembrados,
Por pessoas de alto nível
Que não tinham o nordeste mais como terrível.

A natureza tão diversa e tão linda
Que parecia até não existir
Começou a ser admirada
E eu comecei  a pensar aqui
Como uma coisa tão bela só agora foi vista?
Cheguei a conclusão que quem ver o mais belo da vida è verdadeiramente um artista.

As pessoas que aqui vivem
De um jeito muito simples
Pouco a pouco sobrevivem
Algumas delas são humildes
Essas mesmas pessoas
Mostra-nos coisas muito boas.

No meu nordeste há uma diversidade
Que vão de praias e pássaros a diversas paisagens
Quem aqui vem sempre quer voltar
Por causa de sua gente e natureza
Seria uma boa ideia por aqui ficar.

Seu extenso e grandioso litoral
Com belas praias e corais
Nos mostram belezas sem iguais
Onde cada dia se torna único
A felicidade que è algo essencial
Se torna cada vez mais real.


Linha Do Tempo Sobre A Constituição Histórica Do Nordeste.

Século XVI- Cana De Açúcar e Pau Brasil.
                                   
A Economia Açucareira no nordeste começou quando  Portugal  resolveu se apossar do litoral do Brasil,para isso resolveu-se cultivar a Cana-de-Açucar  pois era uma cultura favorável e o Nordeste era uma otima rota de escoamento de Açúcar.A Cana-de Açúcar  era cultivada principalmente nos estados de Pernambuco,Bahia e logo depois em Alagoas.No litoral do Nordeste também existia o cultivo do Pau-Brasil,Mas países como a França que não concordavam com o tratado de tordesilhas realizavam diversas invasões para roubar  o Pau-Brasil.


Século XVII- Pecúaria e Domínio Holandês.

A pecuária estava vinculada a Economia de subsistência,fornecia couros e carnes para o consumo interno das grandes propriedades.Esse foi um grande passo para o começo da primeira grande comercialização da colônia.
Os holandeses perceberam a vunerabilidade Das colônias portuguesas e decidiram invadir o litoral do nordeste,O primeiro ataque foi na Bahia mais não teve êxito algum.Mas de outra vez 3800 homens atacaram Pernambuco dominando assim todo litoral nordestino até o Maranhão.

Século XVIII- Fumo e Cacau.

O Fumo começou a ser  cultivado em larga escala no Nordeste,Principalmente na região da Bahia e logo depois em Alagoas,Era usado como moeda de troca de escravos.
O Cacau começou a ser cultivado na Bahia e no Maranhão com mão de obra escrava.

Século XIX- Algodão.

O cultivo do algodão no Brasil ocorria principalmente no estado do Maranhão, cujo principal destino era o mercado exterior Europeu. Devido ao Clima e o solo o Algodão se tornou uma boa escolha de cultivo para a região nordeste do Brasil.



Século XX- Algodão no Sertão e Arroz no Maranhão.

O Maranhão despontou como primeiro grande produtor da cultura do algodão, e Assim,Já em 1760,Exportava para a Europa.Do Maranhão expandiu-se para a região sertaneja do Nordeste que limitou-se com a Bahia e Minas Gerais,lado direito do rio São Francisco.
 A cultura do arroz no Maranhão tornou-se uma das maiores do Brasil,varias famílias plantavam o arroz e usavam a mão de obra caseira.

Século XXI-

 Nos dias de hoje, O Nordeste está vivendo um momento de desenvolvimento tanto no ponto de vista econômico como também no ponto de vista social.Industrias estão se instalando aqui e turistas fazem com que nossa região se torne cada vez mais um atrativo de lazer.

Fonte:
www.Wikipedia.com.br
WWW.googleimagens.com.br

Transposição Do Rio São Francisco.
O projeto de transposição do Rio São Francisco é um tema bastante polêmico, pois engloba a suposta tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do semi-árido brasileiro, a seca; e, ao mesmo tempo, trata-se de um projeto delicado do ponto de vista ambiental, pois irá afetar um dos rios mais importantes do Brasil, tanto pela sua extensão e importância na manutenção da biodiversidade, quanto pela sua utilização em transportes e abastecimento. O Rio são Francisco nasce em Minas Gerais e Passa Por Cerca De 5 Estados Brasileiros.
Argumentos Favoráveis:
- A melhoria da qualidade da água.
- A diminuição do êxodo rural.
- A redução da exposição a doenças.
- A dinamização da economia regional.
Argumentos Contrários:
- Especulação imobiliária.
- Perda de terras cultiváveis.
- Início ou aceleração de processos de desertificação.
- Redução da energia elétrica no rio São Francisco.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sub-Regiões Do Nordeste
As Sub-Regiões Do Nordeste Brasileiro São: Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata.
Meio-Norte É uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria. Apresenta índices pluviométricos maiores a oeste. É uma região economicamente pouco desenvolvida, prevalece o extrativismo vegetal, praticado na mata de cocais remanescente (babaçu), agricultura tradicional de algodão, cana de açúcar e arroz, além da pecuária extensiva.
Sertão. È uma extensa área de clima semiárido, conhecido como “Polígono das Secas”. Compreende o centro da Região Nordeste, está presente em quase todos os estados. Essa sub-região nordestina possui o menor índice demográfico da Região. vegetação típica é a caatinga. A bacia do rio São Francisco é a maior da região e a única fonte de água e fonte de energia através de hidrelétricas como a de Sobradinho (BA). A principal atividade econômica é a pecuária. A indústria baseia-se no polo têxtil e de confecções. Políticas públicas são necessárias para o desenvolvimento socioeconômico no Sertão nordestino, proporcionado qualidade de vida para sua população.
Agreste Corresponde à área de transição entre o sertão semiárido e a zona da mata, úmida e cheia de brejos. Essa sub-região é composta pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária e nos trechos mais úmidos è a pecuária leiteira. Outro elemento de destaque na economia local é o turismo, com a realização de festas que atraem multidões, como, por exemplo, as festas juninas.
Zona da Mata Essa sub-região compreende uma faixa litorânea de até 200 quilômetros de largura que se estende do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. O clima é tropical úmido e o solo é fértil em razão da regularidade de chuvas. O cultivo da cana de açúcar é a principal atividade econômica praticada na Zona da Mata. Outras atividades econômicas desenvolvidas são: extração de petróleo, o cultivo de cacau, café, frutas e Etc...
Fontes: www.brasilescola.com.br
imagens Google.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Nos dias de hoje, O Nordeste não è mais visto como uma região muito pobre ou ate mesmo que vive em uma intensa miséria.Hoje em dia O Nordeste também se tornou um destino turistico muito procurado por pessoas de nosso país e ate de pessoas que vivem em outros países; As pessoas procuram essa região por causa do seu clima quente , Belas praias e lugares muito bonitos,Essas caracteristicas englobam toda região litoranea do Nordeste,Regioes Como: Sergipe,Rio Grande De Norte,Ceara e Outros. Mesmo com uma visão melhorada do nordeste ainda existem pessoas que quando ouvem falar de “Nordeste” pensam numa terra seca com pessoas passando fome e crianças chorando;Mas não deve ser assim pois a medida que o Brasil foi se desemvolvendo o Nordeste se desenvolveu junto,aquilo que era ruin começou a melhorar e cada vez mais esta melhorando,entao todo pensamento ruin sobre o Nordeste deveria se desenvolver na medida em que o Brasil se desenvolveu, porque alem de uma grande diversidade de recursos Naturais o Nordeste tem uma cultura que vai de sua culinaria ate sua literatura.Contudo isso, a Região Nordeste se torna cada vez mais uma Região melhor para se visitar e ate mesmo para se morar.
Imagens Do Nordeste.